A Universidade Católica de Moçambique (UCM) assinou, no dia 24 de Março na Beira um memorando com a empresa de telefonia móvel Movitel, para o provimento de serviços pré-pagos de dados ilimitados com vista a prover o acesso de internet ilimitado para o uso nas plataformas educacionais a todos os docentes da UCM.

O Magnifico Reitor da UCM, Professor Doutor Padre Filipe Sungo, falando no acto da assinatura do referido memorando disse que o objectivo da UCM é de promover a inclusão digital que compreende a expansão de infraestruturas e equipamentos, para o incremento de indicadores sociais em educação de forma a reforçar a capacidade dos nossos professores no processo de preparação dos futuros actores do desenvolvimento do nosso país.

Seguidamente, o Reitor disse que a digitalização, o ensino remoto, a literacia digital e gestão integrada de sistemas de informação e comunicação fazem parte do Plano Estratégico da Universidade Católica de Moçambique 2018 – 2022, mas o surto da COVID-19 acabou por antecipar algumas das soluções provisórias.

Por sua vez o delegado da Movitel em Sofala, Sr. Do Van Luan, disse estar satisfeito com a UCM pela parceria inteligente materializada através deste memorando, comprometendo-se em fazer tudo que estiver no seu alcance para que esta parceria seja duradoira, sendo que mais serviços estarão disponíveis para a instituição.

À margem deste evento, o Vice-Reitor para a Área de Administração e Finanças da Universidade Católica de Moçambique, Prof. Doutor Armindo Tambo, disse que com o modelo híbrido a ser introduzido pela UCM, a materialização deste memorando visa numa primeira fase dar suporte aos docentes para que estes não tenham dificuldades em leccionar usando as plataformas educacionais digitais. Salientou também que futuro não distante este memorando irá abranger aos estudantes da universidade.

Por: José Caetano- Assessor de Relações Públicas