No âmbito do movimento Beira Verde, uma iniciativa da sociedade civil no que concerne à rearborização da cidade da Beira, o Instituto de Educação à Distância (IED), da Universidade Católica de Moçambique (UCM), procedeu ao plantio de árvores paisagísticas do tipo acácia amarela, doadas pelo referido movimento.

Assim sendo, no passado dia 19 de Março, foram plantadas árvores no passeio do IED. No dia 20 do mesmo mês a actividade de plantio de mais árvores teve a sua continuidade no bairro de Manganhe, um dos bairros periféricos da Cidade da Beira, que tem sido assolado por vários problemas decorrentes das mudanças climáticas.

Com esta iniciativa, o IED, o qual ministra o curso de gestão ambiental, pretende contribuir para o aumento de espaços verdes da cidade da Beira. Em paralelo a este evento foram feitas acções de sensibilização sobre a importância da árvore e dos cuidados a ter em conta para que cresça sem problemas.

De salientar que, as árvores dentro do espaço urbano são fundamentais, pois para além de criarem sombra, servem para reduzir o impacto da força dos ventos e chuvas, reduzir a erosão e ajudam a criar microclimas locais.

Fizeram parte desta actividade funcionários do IED e alguns moradores do bairro do Manganhe.

Elaborada por: Paula Mugirima- RP do IED