No âmbito das actividades de monitoria às Faculdades, assessores da Vice-Reitoria da Área Académica da Universidade Católica de Moçambique (UCM), visitaram a Faculdade de Educação e Comunicação (FEC), em Nampula, nos dias 5 a 10 de Março do ano em curso.

A visita, composta por irmã Anna Fontana, chefe da equipa e coordenadora do Centro de Investigação Santo Agostinho, Professor Doutor José Caetano, Assessor para Área de Investigação e Professor Dr. Américo Matindingue, Assessor para Área de Qualidade, foi recebida pelos membros da Direcção da FEC, nomeadamente, Prof. Doutor Bonifácio da Piedade, Director da Faculdade, Profª. Doutora Hermenegilda Correia, Directora Adjunta Pedagógica, e Dr. Héuler Caetano, Administrador da Faculdade.

O processo da monitoria académica teve como objectivo aferir o grau do cumprimento dos objectivos da formação académica da Universidade Católica de Moçambique e criar espaço para uma reflexão em relação aos conteúdos ligados à Doutrina social da Igreja, no quadro das políticas desenhadas na UCM, não descurando a qualidade de serviço formativo e educativo prestados pela UCM e área de investigação científica.

Antes das discussões dos pontos agendados, os assessores começaram por visitar os gabinetes dos docentes e do pessoal técnico administrativo, bem como outros locais como ancapela, salas de aulas e o recinto da Faculdade.

Importa frisar que para flexibilizar o processo de monitória académica, a Faculdade de Educação e Comunicação teve que organizar antecipadamente, as evidências físicas e digitais, associadas aos critérios de verificação dos padrões de monitorização, a citar: distribuição anual do serviço docente, horário de atendimento aos estudantes por parte do coordenador do curso, lista dos coordenadores de cursos e programas, materiais didácticos usados pelos docentes, provas de avaliação, pautas de avaliação e folha de presença dos estudantes.

Devido à pandemia do COVID-19, e para permitir a participação do maior número possível de docentes nas sessões de formação e interação, a metodologia usada foi presencial e online, e para isso, foram criadas as condições tecnológicas para assegurar o ambiente virtual das sessões de formação onde o link foi disponibilizado a todos os colaboradores.

De acordo com os assessores, esperam-se com este processo, resultados satisfatórios com base em evidências físicas digitais e diálogo com os diferentes intervenientes do processo formativo. Participaram da formação membros de Direcção, docentes, coordenadores de cursos e programas, coordenadores da qualidade e da investigação científica.

Por. Vânia Bênesse e Berlinda Eugénio

Fotografias. Vânia Bênesse