No âmbito do cumprimento do Plano Estratégico da Universidade Católica de Moçambique (UCM), no que concerne ao apetrechamento em Tecnologias de Informação para facilitar o ensino à distância e online, a universidade acaba de adquirir 5.000 tablets personalizados para os novos estudantes a ingressar no Instituto de Educação à Distância (IED).

O acto da cerimónia de entrega dos respectivos tablets teve lugar no dia 11 de Março do corrente ano, nas instalações do Instituto de Educação à Distância, na cidade da Beira e contou com a presença do Vice-Reitor para a área de Administração e Finanças da UCM Prof. Doutor Armindo Tambo, em representação do Magnífico Reitor, membros de Direcção e parte dos colaboradores do IED. A cerimónia iniciou com algumas palavras de abertura proferidas pelo Director do IED, Prof Doutor Nelson Amade.

De seguida, o Vice-Reitor, Prof. Doutor Armindo Tambo, proferiu algumas palavras de agradecimento a todos os presentes e ao fornecedor, que de forma muito antecipada honrou com o compromisso e prazo de entrega estabelecido.   O Vice-Reitor disse na ocasião que esta compra é uma evidência concreta e pública em que o beneficiário é o estudante.

O propósito da aquisição dos tablets personalizados, segundo o Professor Doutor Armindo Tambo, é numa perspectiva de um Plano Estratégico da UCM que está em vigor e preconiza que as tecnologias de informação e comunicação sejam incorporadas no processo de gestão e no processo de ensino e aprendizagem. Adicionalmente, em período da pandemia vem ajudar a prevenir os contactos e consequentemente minimizar o contágio pelo Coronavírus. Mencionou ainda que a Instituição tem um plano de acção concreto que garante que nos próximos 4 a 5 anos a UCM seja uma referência em termos de tecnologia e se torne uma Instituição cada vez mais humanizada, segura e inovadora, sobretudo no tempo em que encontramos.

Em seguida o Dr. Rozendo Macome, Assessor para a área de ICT, fez uma pequena demostração de como funcionam os tablets personalizados, seus assessórios e suas funcionalidades.

Por seu turno, o Prof. Nelson Amade fez saber que o Instituto de Educação à Distância se encontra em quase todo o território Nacional e estes tablets irão abranger estas todas as localizações.

À margem da cerimónia da recepção dos tablets o Vice-Reitor disse que, para além destes meios de ensino, a UCM adquiriu servidores de última geração que serão usados para colmatar os problemas recorrentes no acesso às plataformas educacionais, bem como as de consulta dos estudantes dos diferentes serviços.

Por: Júlia Lindonde (Assistente de RP Central)