Decorreu no passado dia 4 de Dezembro do ano em curso, nas instalações do Instituto Industrial e Comercial de Pemba, a II Reunião Ordinária do Fórum Provincial das Instituições do Ensino Superior, que contou com a presença de 8 Instituições do Ensino Superior da Província, nomeadamente a Unilúrio, Unirovuma, Universidade Católica de Moçambique, Instituto Superior de Ciências e Tecnologias Alberto Chipande, Instituto Superior de Ciências, Universidade Politécnica e Escola Superior de Economia e Gestão e Instituto de Educação a Distância da UCM.

A reunião iniciou com a entoação do Hino Nacional, seguida de breves notas sobre o Fórum Provincial das Instituições do Ensino Superior apresentadas pelo Vice-Presidente do Fórum Dr. Marcelino Caravela. Na sua apresentação explicou que o objectivo do encontro é de dar a conhecer a existência do fórum, que foi criado em 2018 com objectivo de velar sobre os assuntos das Instituições Superiores facilitando deste modo o espaço de diálogo entre as Instituições e permitindo o intercâmbio entre elas dentro da Província.

O Secretário de Estado para a Província de Cabo Delgado, Sua Excelência Professor Catedrático Armindo Ngunga, disse durante o seu discurso de abertura que a educação é uma ferramenta importante na vida humana, portanto a qualidade de ensino superior constitui uma das apostas do Governo, pois garante a melhoria de vida dos cidadãos. Terminou desejou votos para que o debate fosse construtivo de forma a trazer soluções e melhorias, e com essas palavras declarou aberto o II Fórum das IES.

O impacto do Ensino Superior na abertura de novos cursos em função dos desafios de desenvolvimento da província foi o tema central de debate que foi apresentado pelo Professor Doutor Geraldo Matalane com a moderação de Sua Excelência Professor Catedrático Armindo Ngunga, Secretário de Estado para a Província de Cabo Delgado. Na sua apresentação falou das Instituições do Ensino Superior como fonte do desenvolvimento sustentável nas sociedades. Em relação à abertura dos novos cursos destacou os recursos humanos qualificados, as condições de ensino e infra-estruturas, como sendo umas das variáveis a serem observadas.

O evento que iniciou as 7:30h, teve o seu término por volta das 10:30h com uma sessão de foto família.

Por: Catija Bhikha e Josefina Lourenço