A Faculdade de Gestão de Turismo e Informática, da Universidade Católica de Mocambique, acolheu o lançamento do livro intitulado “A Coragem e Confiança a Deus: Luiz Fernando Lisboa, amor à vida e à missão”, em Pemba, no passado dia 28 de Novembro do ano corrente, na sala magna da Faculdade. O livro tem como autor o Pe. Latifo Fonseca, nascido na aldeia de Napela, Posto administrativo de Ocua, Distrito de Chiúre, Sacerdote e Missionário da Congregação da Paixão de Jesus Cristo, e que colabora como docente da Universidade Católica de Moçambique, especificamente da Faculdade de Gestão de Turismo e Informática.

O evento iniciou com uma oração de abertura proferida por sua Reverendíssima Bispo da Diocese de Pemba, Dom Luiz Fernando Lisboa, e seguiu-se com as notas de boas vindas do Director Adjunto Pedagógico, Dr. Domingos Rhongo em representação da Directora da Faculdade, que começou por saudar os convidados e agradecer ao autor do livro pela honra de escolher a FGTI para o lançamento do mesmo.

Perguntas e respostas sobre o livro marcaram o momento de interação entre o autor e os convidados. Durante a sua intervenção o autor explicou o porquê da escolha do título do livro “A Coragem e Confiança a Deus: Luiz Fernando, amor à vida e à missão” onde de igual modo esclareceu que o título ensina a viver. Disse ainda que em 2001, Moçambique conheceu o Dom Luiz Fernando e ele mostrou que sim é possível construir o Reino de Deus aqui e agora. A escolha do Dom Luiz Fernando Lisboa, segundo o autor é uma forma de agradecimento em nome do povo Moçambicano, não por ele ter sido o mentor da sua caminhada, mas sim por forma a encorajá-lo e homenageá-lo nessa sua longa caminhada. Terminou dizendo que o tema liberdade dentro do livro deveu-se ao facto de Moçambique estar a comemorar os 45 anos de independência, e encorajou a todos a lutar pela liberdade com responsabilidade.

O Bispo da Diocese de Pemba, Dom Luiz Fernando Lisboa, na sua intervenção, começou por agradecer e elogiar o Reverendo Padre pelo seu trabalho, e de igual modo encorajou para que sejamos compatriotas e amigos da África e de Moçambique, para que não esperemos que as transformações caiam do Céu, isso porque elas dependem de nós. O Bispo disse ainda que todos queremos um Mundo melhor, um Moçambique melhor e isso é possível, só depende de nós. Terminou agradecendo a homenagem e de seguida deu a bênção final. O evento terminou por volta das 10 horas, com uma sessão de autógrafos e venda do livro no pátio da Faculdade.

Por:  Catija Bhikha e Josefina Lourenço