A Universidade Católica de Moçambique e a Universidade Rovuma, representada pelo Magnífico Reitor Prof. Dr. Pe. Filipe Sungo e pelo Magnífico Reitor Prof. Dr. Mário Brito dos Santos respectivamente, assinaram no dia 25 de Novembro do ano de 2020, um Memorando de Entendimento, em Nampula.

As duas Universidades são Instituições de Ensino Superior vocacionadas para a formação de técnicos de nível superior, combinando um ensino de qualidade focado nas vocações individuais e nas necessidades do mercado.

Segundo o Prof. Dr. Pe. Filipe Sungo, Reitor da UCM, o acordo teve como objectivo estabelecer uma base sólida para uma cooperação futura, profunda e duradoura, bem como promover em conjunto, iniciativas académicas de forma a reforçar a intervenção e preparar os futuros actores do desenvolvimento do nosso país.

Na ocasião, o Prof. Dr. Mário Brito dos Santos, Reitor da UniRovuma, afirmou ser uma honra testemunhar este acto entre as duas instituições que trabalham no mesmo espaço territorial, afirmando que com o memorando, as duas instituições terão aproximação no que se refere à promoção, a melhoria e excelência no ensino, na pesquisa e na extensão, tendo demostrado este acordo a prontidão em dar tudo que for necessário para o fortalecimento das duas instituições.

O Prof. Dr. Pe. Filipe Sungo, por sua vez manifestou a sua satisfação afirmando que o memorando de entendimento conclui o processo de diálogo e de conhecimento recíproco, levado ao cabo ao longo dos últimos meses. Com este memorando, pretendemos estabelecer cooperação nas áreas de ensino, investigação científica e extensão universitária, assim como na área administrativa, entre as duas instituições. Disse ainda que espera que este acordo venha estimular iniciativas concretas viradas para a investigação científica conjunta rumo ao alcance dos objectivos comuns.

Importa referir que o encontro teve lugar na Reitoria da Universidade Rovuma e contou com a participação da Vice-Reitora da UniRovuma, Director e Directora Adjunta Pedagógica da Faculdade de Educação e Comunicação da UCM, Director da Faculdade de Educação e Psicologia, Directores Académicos e Coordenadores da Universidade Rovuma.

Texto e imagens por. Berlinda Eugénio Paulino R.P