No âmbito do Projecto OKP-MOZ 104288, um consórcio composto por quatro Instituições de Ensino Superior, a Faculdade de Ciências Agronómicas da Universidade Lúrio (UniLúrio), a Faculdade de Ciências Agronómicas da Universidade Católica de Moçambique (UCM), a Universidade de Groningen na Holanda e o Instituto Politécnico de Coimbra, decorreu um Workshop com o lema “as Comunidades de Prática”, nos dias 16 a 20 de Novembro,no Instituto Agrário de Ribáuè –Nampula, o qual teve como objetivo o de trabalhar com as comunidades para encontrar as melhores soluções de modo a reduzir a desnutrição crónica e a melhorar as técnicas de produção agrícolas locais.

O projecto OKP-MOZ 104288 tem propósito de promover a cooperação entre Instituições Moçambicanas, Portuguesas e Holandesas para o desenvolvimento de capacidades com vistas à melhoria do Ensino Técnico Profissional em agricultura junto as comunidades. O projecto está amparado na premissa de mobilizar o conhecimento disponível nas instituições e construir parcerias com base nas habilidades e na motivação altruísta dos profissionais envolvidos.

Em relação ao projecto OKP, Leonid Moisés, referiu que o Institutos Agrário de Bilibiza foi substituído por Ribaué, por causa da instabilidade que se tem vivido nos últimos dias na província de Cabo Delgado.

A educação alimentar tem como um dos principais objetivos acabar com a desnutrição crónica que afecta a população norte do país, com isso é necessário que sejam disseminadas várias formas de acabar com este problema. Uma das formas de quebrar com estes problemas é o incentivo da amamentação de crianças e suplementação desde os 6 meses para promover o seu bom crescimento, e a educação alimentar para as mães em fase de gestação e a toda comunidade no geral.

Com a duração de três dias, o workshop com a comunidade prática de Ribaué juntou os intervenientes do consórcio das IES, estudantes, docentes, formadores, produtores locais e parceiros de cooperação local (Ministério da Agricultura, Ministério da Saúde, Associação de Ajuda Mútua (ORAM) e Instituto de Investigação Agrário de Moçambique (IIAM) em Ribáué. Importa referir que os parceiros locais foram bastantes receptivos e acolhedores da ideologia do Projecto, partilharam com as diferentes experiências que cada um tem levado a cabo no sentido de melhorar a produção e reduzir a desnutrição.

O uso de compostagem foi referenciado no workshop, como uma das formas práticas que vem para incentivar o uso de adubos orgânicos uma vez que os inorgânicos, são em grande medida promotores de doenças cancerígenas e também responsáveis pelo empobrecimento do solo.  Os participantes afirmaram por unanimidade que há necessidade do prosseguimento das actividades, pese embora com as limitações da COVID-19, mas que com esforços usando meios alternativos, como a rádio, uma família um estudante, e parcerias locais, resultados positivos poderiam ser alcançados.

Durante o workshop foi mencionado que as actividades  realizadas durante o workshop do Ribáué, entre outras futuras, poderão ser divulgadas na página da UCM, a partir do endereço da página web: www.ucm.ac.mz, onde se encontram inúmeras notícias destacadas por Unidade Orgânica. Fez-se conhecer também a existência da revista eletrónica científica designada REID (Revista Eletrónica de Investigação e Desenvolvimento), que para o efeito de publicação devem ser observadas normas ou diretrizes tanto de formatação e de estrutura de um artigo científico na UCM.

De salientar, que foi feito um plano de intervenção com base nas dificuldades observadas, como forma de alavancar as actividades desenvolvidas pelo IAR e parceiros de cooperação, em forma de Plano de Acção (actividades, intervenientes, materiais necessários e período de execução) que vai até ao final de 2021, altura do fim do projecto.

No final, a UCM-FCA e o IAR receberam um laptop para usar no acompanhamento das actividades no âmbito do Projecto.

Elaborado por: Samuel N. M. Mussava

Imagens:  Evanildo Abdul