Watch video

No âmbito do Projecto Sassakawa Africa Foundation Education (SAFE), os docentes da Faculdade de Ciências Agronómicas (FCA), da Universidade Católica de Moçambique, beneficiaram de uma formação sobre Desenho e Implementação de Projectos Supervisionados de Extensão e Empreendedorismo, que teve como finalidade de contribuir no preparo do exercício docente no curso de Licenciatura em Extensão Agrária, através do desenvolvimento de competências relacionadas a metodologias práticas de pesquisa aplicada.

A formação foi facilitada pelo Eng. Fernando Lissete Mavie, o ponto focal da SAFE em Moçambique. Perante a contextualização dos objectivos da formação, o Eng. Fernando Mavie, fez saber que o trabalho de extensão requer muito a área prática, porque na verdade pretendemos pessoas com capacidades de ajudar as nossas comunidades a produzirem mais.

A formação teve duração de três dias, contou com a nota de boas vindas, proferidas pela Dra.  Akeredolu Mercy, representante da SAFE, através da plataforma ZOOM, onde encorajou a todos pelo empenho e felicitou a Faculdade pela condução das actividades.

Durante a formação, o Eng. Fernando Mavie, reiterou que um bom extensionista precisa de acreditar que irá trazer mudanças no seio da comunidade, pois ele será recebido de boa maneira com o grupo alvo. Referiu ainda, que o da Extensão, reporta-se às necessidades reais das comunidades, pois ela vive a agricultura como a sua actividade principal.

No que tange a cadeia de valor, vários tipos foram apontados. O mais importante neste tema foi a diferenciação entre valor e preço, onde secundarizou que valor e a qualidade de produto e preço e quantificado.[TC1] 

Depois, abordou-se o tema de Projectos de Extensão e Empreendedorismo Supervisionado, no qual vários aspectos foram aludidos, tendo sido criado grupos de trabalho. E no último dia da formação, o Ciclo de Desenvolvimento e Implementação do PEES foi o tema abordado e aspectos como a apresentação dos trabalhos em grupo e debates. De referir que nos dois últimos dias, a formação cingiu-se à parte prática, no sentido de facilitar os docentes a saberem como desenhar uma cadeia de valor para qualquer actividade ou negócio que pretendam investir na área agrária ou não.

No final da formação, a directora agradeceu a todos pelo envolvimento e de forma crucial ao Engenheiro Fernando Mavie, por ter aceitado o convite. O último momento foi feita a foto de grupo.

Texto e Imagens: Belito Oliveira – Relações Públicas


 [TC1]Não percebo esta frase

Noticias Relacionadas