A Faculdade de Gestão de Turismo e Informática (FGTI), da Universidade Católica de Moçambique, em Pemba, acolheu o debate sobre Mulher, Paz e Segurança – Crise Securitária e Humanitária no Norte de Moçambique: Um Olhar sobre as Mulheres e Raparigas Deslocadas.  O evento aconteceu no dia 1 de Dezembro de 2020, nas instalações da Faculdade e foi organizado pela Universidade Joaquim Chissano em parceria com a UCM, e contou com o apoio da ONU Mulheres, Ministério de Género, Criança e Acção Social, Government of Iceland e a Embaixada da Noruega.

Após as notas de boas vindas dadas pelo Dr. Domingos Rhongo, Director Adjunto Pedagógico da FGTI, em representação da Directora da Faculdade, o Prof. Doutor José Magode, Magnifico Reitor da Universidade Joaquim Chissano, teceu algumas considerações iniciais onde referiu que as mulheres e raparigas são o grupo mais afectado pelos ataques terroristas, estando a maioria delas na dependência da ajuda humanitária.

O debate iniciou com a intervenção da Directora dos Serviços Provinciais de Assuntos Sociais, Dra. Maria Isabel Raimundo, em representação de Sua Excelência Sr. Secretário de Estado da Província de Cabo Delgado, que agradeceu a iniciativa de trazer este debate para a Província de Cabo Delgado justamente por esta, neste momento estar a passar pelos momentos de insegurança, e acrescentou dizendo só com a paz é que uma sociedade desenvolve. Apelou aos parceiros para que privilegiassem as pessoas mais vulneráveis como mulheres, raparigas e chefes de famílias durante o processo de assistência humanitária. De igual modo o representante da Sociedade Económica de Produtores e Processadores Agrários (SEPPA) Dr. Elias Castro, explicou as actividades desenvolvidas no âmbito da ajuda humanitária aos deslocados, tendo salientado que a mesma actua desde 2013 em prol do desenvolvimento social. Uma das primeiras necessidades identificadas no seio dos deslocados é a fome, disse o Dr. Elias que terminou dizendo que a SEPPA trabalha em parceria com o Programa Mundial da Alimentação (PMA).

Em gesto de considerações finais, o Director do Centro Estratégico de Estudos Internacionais da Universidade Joaquim Chissano, Dr. João Gabriel de Barros, recordou todos os problemas apresentados durante o debate e frisou que ainda há muito trabalho por ser feito de forma a encontrar vias de resolução, na mesma senda pediu o envolvimento de meios tecnológicos para ajudar no processo de registo dos deslocados. Terminou agradecendo a presença de todos participantes fazendo votos para que este seja o primeiro de muitos encontros que surgirão na Província de Cabo Delgado.

Texto e fotos: Catija Bhikha, Josefina Lourenço.