Watch video

Teve lugar no passado dia 28 de Novembro do ano corrente, na Casa Provincial da Cultura de Pemba, o XI Festival do Wimbe -2020, edição virtual solidária sob lema: Cabo Delgado, promovendo Turismo Cultural e Doméstico, organizado pela Direcção Provincial de Cultura e Turismo de Cabo Delgado. Contou com várias exposições de gastronomia, artesanato, produtos e serviços. O evento iniciou com a visita do Governador da Província, Sua Excelência Valige Tauabo aos stands. Fizeram parte da exposição diversas Instituições, nomeadamente a UCM, que por meio da Faculdade de Gestão de Turismo e Informática divulgou os seus serviços, a Vodacom, a Biblioteca Provincial, o IFPELAC, e a DIC e Serviços de Migração de Pemba. Para a área da gastronomia vários pratos típicos da Província como chima de mandioca seca vulgo Karacata, matapa de amendoim, espetadas de caracol e lumino de banana marcaram o evento.

Terminada a visita aos stands, a Directora Provincial de Cultura e Turismo, Dra. Iolanda Almeida, tomou a palavra, começando por saudar a todos os presentes e expressando a gratidão ao Governador da Província por fazer presente do evento, que para este ano se apresentou de acordo com a nova realidade que se vive, por motivos da pandemia. Na mesma ocasião apelou a todos a enaltecerem os valores culturais da Província para que juntos estejamos engajados no desenvolvimento da cultura e do turismo. Momentos de teatro, moda, poesia e musica marcaram o evento.

Para encerrar o evento, Sua Excelência Sr. Governador da Província de Cabo Delgado, no seu discurso apelou à solidariedade para com as famílias deslocadas e encorajou os jovens a não aceitarem as falsas promessas de trabalho e lembrou que a realização da presente edição de festival na Casa Provincial de Cultura se deveu à imposição das regras motivadas pela Covid-19. E para terminar congratulou a organização do evento e declarou encerrada a XI edição do Festival Wimbe. O evento contou também com a transmissão via plataformas digitais.

Texto e fotos: Catija Bhikha e Josefina Lourenço

Noticias Relacionadas