A Faculdade de Gestão de Turismo e Informática, da Universidade Católica de Moçambique, participou do lançamento da campanha dos 16 dias de Activismo contra a Violência baseada no Género. Esta decorreu sob o lema Pinte o Mundo de Laranja, que decorreu no passado dia 25 de Novembro do ano corrente, no Instituto de Formação de Professores Alberto Joaquim Chipande em Pemba.

Estiveram presentes diversos órgãos do Estado que trabalham directamente na luta contra a violência baseada no género, algumas ONG’s, Instituições de Ensino Superior, e uma parte representativa de mulheres que recorreram aos devidos serviços para o apoio em diversas áreas contra a violência sofrida pelas mesmas.

Em representação do Chefe de Estado para a Província de Cabo Delgado a Dra. Anastácia Lidimba, Directora dos Serviços Provinciais de Saúde e Chefe interina do Gabinete do Secretario do Estado, declarou aberta a campanha dos 16 dias de activismo contra a violência baseada no género e destacou o papel e o compromisso do Governo na luta pelo fim da Violência Baseada no Género, garantindo ainda a tolerância zero contra este mal.

Em representação dos parceiros de cooperação interveio a Sra. Eva Pinto que enfatizou sobre a necessidade de se continuar firme nesta batalha. Ainda no mesmo evento, o Dr. Hermenegildo Muapala, Delegado do IPAJ e Membro do Comité Provincial Multissectorial de Atendimento Integrado de Violência Baseada no Género, proferiu uma palestra sobre a Violência Baseada no Género.

No decorrer do evento houveram vários momentos de distração e reflexão, como música e poesia, assim como concursos que buscavam trazer à tona mensagens sobre a Luta contra a Violência baseada no Género. Assim como também foi feita uma exposição de vários instrumentos/materiais, sobre violência baseada no género e proteção e muitos outros produtos e serviços resultantes do engajamento da rapariga e da mulher na sociedade. A FGTI apresentou as actividades e serviços levados a cabo na promoção dos direitos da mulher e rapariga, dando primazia ao Departamento de Saúde, Género e HIV e o consultório jurídico que promovem dentro e fora da Faculdade serviços de apoio a pessoas que sofrem ou sofreram de violência e outros males.

Participaram do evento cerca de 250 convidados tendo-se obedecido todos os protocolos de prevenção e controle da Covid 19.

Texto: Catija Bhikha, Josefina Lourenço.

Fotos: Catija Bhikha.