No passado dia 1 de Dezembro de 2020, a Faculdade de Engenharia da Universidade Católica de Moçambique em Chimoio, por meio do Núcleo dos Estudantes Tingabatana Tinocunda, encerrou a campanha ʺHomens e Mulheres Promovendo Saúde Sexual e Reprodutivaʺ, no salão Santo Agostinho pelas 9h:30. O evento aconteceu numa data em que o mundo comemora o Dia Mundial de Luta Contra a SIDA, uma doença que continua a afectar milhões de pessoas.

O evento teve como momento inicial a missa celebrada pelo Director espiritual da Faculdade, Padre Jorge Manuel Augusto, seguido da entoação do Hino da Campanha e as notas de boas vindas da Directora da Faculdade de Engenharia, Dra. Daiate Inês Lucas Novela, que falando aos presentes destacou o trabalho desenvolvido pelos activistas do núcleo durante a vigência da campanha, que foi de duas semanas.

O coordenador de Género, HIV/SIDA da Faculdade, Dr. Piotr Gebala, na sua intervenção falou das actividades que foram realizadas durante a campanha, destacando minidebates nas salas de aulas, na rádio, nos corredores e no pátio, sendo que outras aconteceram nas plataformas digitais.

O Dr. Gebala partilhou que cerca de 1741 estudantes foram alcançados pela campanha e receberam as mensagens da campanha presencialmente, 687 através das plataformas digitais. Quer dizer que estatisticamente cada estudante da instituição recebeu a mensagem pelo menos duas vezes. Durante a campanha ficou evidente que ainda existem pessoas que não se “importam” com o tema da Saúde Sexual e Reprodutiva, deixando-o para as suas parceiras.

Para terminar a sua intervenção, congratulou todos que trabalharam e contribuíram para que a campanha fosse um sucesso, com especial destaque a direção da Faculdade, aos activistas do núcleo e ao coordenador do Núcleo Edson Manejo.

Posteriormente, houve um momento cultural com várias demostrações desde música, teatro, dança e poesia que abrilhantaram o evento. Na reta final do evento, a Directora da Faculdade, no seu discurso de encerramento agradeceu a todos que se fizeram presentes na ocasião, de modo especial ao reverendo Padre Jorge Manuel Augusto Director espiritual da FENG, aos digníssimos Membros de direção da FENG, aos coordenadores dos cursos, docentes e investigadores da FENG e ao Corpo Técnico Administrativo.

Na ocasião, Dra. Daiate evidenciou algumas actividades que foram emergindo ao longo da campanha. Reflectiu dizendo: “creio que todos que puderam participar desta campanha, de alguma forma tiveram suas experiências, mudaram sua maneira de pensar e de ser, referir que podemos ser Homens e Mulheres Promovendo Saúde Sexual e Reprodutiva, desde que essa acção seja feita com responsabilidade”. Terminou declarando por encerrada a 5ª campanha de Advocacia, edição 2020 sob lema: ʺHomens e Mulheres Promovendo a Saúde Sexual e Reprodutivaʺ

Relações Publicas

Fibion Sithole