A Faculdade de Engenharia (FENG), da Universidade Católica de Moçambique em Chimoio, realizou no dia 17 de Novembro de 2020, a VIII edição das Jornadas Científicas subordinadas ao lema “Engenharia e Tecnologia para o Desenvolvimento Sustentável em Tempos da COVID19“. Estas jornadas aconteceram na modalidade presencial e online respeitando as regras de biossegurança e do novo normal impostas pela pandemia da COVID19.

O momento inicial foi marcado pelas notas de boas vindas da Directora da Faculdade de Engenharia, a Dra. Daiate Inês Lucas Novela, que na ocasião partilhou a dinâmica que a UCM tem vindo a implementar ao nível das suas Unidades Básicas com a organização anual das Jornadas Científicas. A Universidade Católica na sua essência é um projecto que procura estabelecer compromissos com sua vocação universalista, como qualquer outra Universidade de excelência que prima em investir cada vez mais numa cultura de pesquisa científica.

A Directora da Faculdade apresentou a necessidade de investir, cada vez mais, na qualidade dos nossos produtos científicos, procurando mobilizar mais mecanismos de validação científica, aliado à divulgação dos resultados das pesquisas visando precisamente perceber por um lado a utilidade dos “saberes produzidos” e por outro lado aumentar o nível de transparência dos instrumentos que foram mobilizados nas pesquisas efectuadas.

Na ocasião, foram apresentadas 13 comunicações, sendo 9 da área de Engenharia, 4 da área de Ciências Sociais e Humanas, antecedidas da palestra inaugural apresentada pelo Engenheiro Albertino Raiva, que possibilitou o fortalecimento de ferramentas que proporcionam uma iniciação ao espírito tecnológico e inovador no campo de produção científica.

Para terminar a sua intervenção, a Directora da Faculdade agradeceu a equipa da organização das VIII Jornadas Científicas da Faculdade de Engenharia, tendo declarado abertas as VIII Jornadas Científicas 2020 da Faculdade de Engenharia.

Em representação da Directora Provincial dos Assuntos Sociais, a chefe do Departamento de Ciência e Tecnologia, Ensino Superior e Técnico Profissional, Dra. Manuela Gumaçanze, na sua intervenção enalteceu o esforço que Universidade Católica de Moçambique – Faculdade de Engenharia, tem vindo a conceber no âmbito da investigação científica na Província de Manica.

No desenvolvimento deste evento, o Engenheiro Albertino Raiva, na sua aula inaugural focada ao lema: Engenharia e Tecnologia para o Desenvolvimento Sustentável em Tempos da COVID-19, pronunciou-se sobre vários aspectos ligados à engenharia fazendo a interligação com a Engenharia em Moçambique, perspectivando o futuro das mesmas e das variáveis impostas pela COVID-19.

Num outro desenvolvimento e já para terminar com as actividades, a Directora da Faculdade de Engenharia, Dra. Daiate, enalteceu o abnegado esforço dos painelistas pelos trabalhos apresentados, mencionando que o impacto deste evento em termos numéricos de pessoas alcançadas, no qual cerca de 1439 pessoas participaram, sendo 341 de forma presencial distribuídos nas salas de Multimédia, Laboratório de Informática e salão Dom Silota, 102 participaram através da Microsoft Teams e 996 pelo Facebook. E por fim, declarou por encerrada a VIII edição das Jornadas Científicas 2020.

Relações Publicas

Fibion Sithole