O Departamento de Saúde, Género e HIV Sida, da Universidade Católica de Moçambique em Nacala, através do Núcleo Okhalihana Orera, realizou no dia 16 de Novembro do ano corrente, a abertura da Campanha de Advocacia com o lema:  Homens e Mulheres promovendo a Saúde Sexual e Reprodutiva.

No último ano foi de notar que a afluência do número de estudantes ao GATS (Gabinete de Aconselhamento de Saúde Sexual e Reprodutiva) vinha sendo cada vez menor. Neste sentido, decidiu-se promover esta campanha que visa a promoção do Gabinete a toda a comunidade académica e a demais pessoas.

Os estudantes e membros do núcleo desenvolveram actividades tais como: canto, dança, teatro que transmitiam mensagens relativamente ao tema da campanha. Houve também um debate em torno do tema, onde intervieram o corpo directivo, docentes, convidados e estudantes.

A abertura da campanha contou com a direcção da instituição, o CTA´s, docentes, a coordenadora do núcleo de HIV, a presidente do Núcleo Distrital do Combate ao HIV, estudantes, e em especial a representante da saúde que discutiu com os participantes aspectos relativos à saúde sexual e HIV-SIDA.

Durante a palestra da representante da Direcção Distrital de Saúde, esta afirmou “não importa a raça, a etnia, o género, a orientação sexual, a cor. Todos são convidados a aderir aos serviços de saúde sexual e reprodutiva“.

Para finalizar as intervenções, o Director da Extensão, Dr. Agostinho Macane, deu um contributo em torno do lema da campanha, onde chamava a toda a comunidade académica e aos demais a aderir aos serviços de aconselhamento em saúde que a faculdade dispõe.

Elaborado por Aive Veronica- RP

Joaquina Domingos- Coordenadora do núcleo de HIV