A Faculdade de Gestão de Recursos Florestais e Faunísticos (FAGREFF) da Universidade católica de Moçambique (UCM), através do Centro de Investigação para o Desenvolvimento Local (CIDL), em Lichinga, realizou no dia 20 de Novembro do corrente ano, a VI edição das Jornadas Científicas sob o lema “Sustentabilidade da Biodiversidade: Desafios e Oportunidades em Tempos de Covid-19”.

A pandemia da Covid-19 trouxe consigo vários desafios e também oportunidades para o mundo, um destes desafios é o reforço do uso das plataformas digitais, razão pela qual a edição das jornadas deste ano decorreu através da plataforma digital Microsoft Teams, sendo também transmitida em directo na página do Facebook da Faculdade, permitindo uma maior abrangência pelos usuários das redes sociais e outros interessados.

Como de costume, o evento contou com a oração de abertura proferida pelo capelão da Unidade Básica, e em seguida o Director da Faculdade Prof. Doutor Filipe Angst, deu as boas vindas a todos. A abertura das VI Jornadas Científicas foi presidida pelo Prof. Doutor José Caetano, Assessor do Vice-Reitor da Área Académica, para a área de Investigação, Revista Editorial e Repositório Científico, em representação do Magnifico Reitor da UCM.

A VI edição das Jornadas teve como conferencista a PhD Franziska Steinbruch, que abordou o tema “Sustentabilidade da Biodiversidade: Desafios e Oportunidades em Tempos de Covid-19”, a qual fez uma reflexão sobre o ambiente, concluindo que a pegada ecológica do homem provoca degradação, poluição e esgotamento do solo, ou seja, de algum modo o homem contribui para a destruição e extinção de espécies através do consumo.  Posteriormente nos questionamos “onde está a sustentabilidade?” A conferencista apresentou várias razões para se investir na diversidade ecológica, mencionando que os governos com esta pandemia global adoptaram várias medidas drásticas, e como consequência as economias sofreram enormemente. Concluiu dizendo que o papel das Universidades neste processo reside na pesquisa, nos estudos que podem ser feitos em busca de soluções para a protecção da biodiversidade de modo a contribuir para a sustentabilidade desta através das comunidades, podendo também contribuir como conselheira.

A presente edição contou com a participação de docentes e estudantes da FAGREFF, pesquisadores da UniLúrio – FCA e UniRovuma – Extensão de Niassa, sendo apresentados 19 temas, subdivididos em 3 painéis nomeadamente, Ciências Florestais e Meio Ambiente, Turismo e Ciências Económicas e Sociais e Ciências Educacionais. Salientar que as jornadas decorreram em secções paralelas simultaneamente.

Terminadas as apresentações, o Director da Faculdade, teceu as últimas considerações, dizendo que cada vez mais estamos nos estamos aproximando daquela que é a missão e visão da Faculdade, que é de pesquisar, refletir e escrever em torno dos recursos florestais e faunísticos que todos temos o dever de preservar, conservar e fazer o uso racional dos mesmos. Agradeceu aos participantes e convidou os investigadores a prepararem os artigos para posterior publicação no livro de actas da Faculdade e na Revista Oficial da UCM (REID), iniciativa que foi elogiada pelo Prof. Doutor José Caetano.

Forma de Tratamento do “Jornalista’’: (Relações Públicas)

Nome e Apelido do “Jornalista’’: (Dra. Tapsiny Nunes Manuel)

Imagens: (Tapsiny Nunes Manuel)