O Instituto de Educação à Distância da Universidade Católica de Moçambique, acolheu entre os dias 16 a 20 de Novembro do ano em curso, a formação em matéria de uso de sistema de inscrições online, envolvendo o sector da Secretaria, Controlo de Crédito, Call Center, com a participação da Coordenadora de Tecnologia Educativa Dra. Romina Muchanga.

A primeira fase decorreu nos dias 16 e 17 de Novembro na zona centro, envolvendo os Centros de Recursos da Beira, Chimoio, Gorongosa e Tete. A segunda fase decorreu nos dias 19 e 20 de Novembro na zona norte, envolvendo os Centros de Nampula, Quelimane, Gurué, Cuamba, Milange e Pemba.

A formação foi precedida de uma oração proferida pela Irmã Rafaela Dorsalle, e coube à Directora Adjunta Pedagógica do IED, Dra. Juleca Rasina Faquira, dar notas de boas vindas aos participantes que posteriormente se apresentaram.  No início da formação, a irmã Rafaela disse que o encontro tinha como essência explicar como lidar com o estudante no processo de inscrições e matrículas baseando-se no edital. Bem como capacitar os participantes no domínio da plataforma online dando o auxílio necessário e ajudando no cadastro dos estudantes.

Reiterou que a UCM está de olhos fixos nos formandos, por estes constituírem o elo de ligação directo com os estudantes. Falou ainda que, os que operam na secretaria, deverão conhecer a relação existente entre o departamento e o Registo Académico.

No que toca ao atendimento ao estudante, referiu que para melhoria é imperioso que se aposte em formações para aquisição de competências e informações necessárias aos estudantes.

Ademais, sobre a gestão e o arquivo do documento, a formadora referiu que é importante saber como devem ser organizados os arquivos no local de trabalho.

E por fim, interveio o departamento de Controlo de Crédito Central, que se debruçou sobre o edital, falando das inscrições e matrículas para o ano 2021 no Instituto de Educação à Distância, respectivamente os cursos de licenciatura em regime online.

Por: Paula Mugirima- Relações Públicas