Watch video

Teve lugar no passado dia 31 de Outubro do ano corrente, nas instalações da Faculdade de Gestão de Turismo e Informática, da Universidade Católica de Moçambique em Pemba, o lançamento da carta do Papa Francisco, intitulada “Fratelli Tutti (Todos Irmãos)”. O evento contou com um momento de espiritualidade presidido pelo Reverendo Bispo da Diocese de Pemba, Dom Luiz Fernando Lisboa, e logo em seguida uma exposição/síntese da carta. De referir que este foi um momento muito importante para a caminhada da Diocese de Pemba. Estiveram presentes no evento, o Governador da Província, Representantes das paróquias, Congregações Religiosas, Líderes de outras Religiões e Autoridades Civis.

O Bispo da Diocese de Pemba, Dom Luiz Fernando Lisboa, começou por agradecer a presença de todos e referiu que gostava de apresentar a encíclica de sua Santidade Papa Francisco. Disse ainda que espera que se busque a essência da encíclica para o uso individual ou coletivo no quotidiano e na vida, referiu que a encíclica é muito importante porque toca em muitas feridas mundanas.

encíclica do Papa Francisco, é uma pontífice que indica a fraternidade e a amizade social para construir um mundo melhor, pacífico e com mais justiça. É composta por oito capítulos e 287 itens, estabelecendo duas novas orações: a “Oração ao Criador” e a “Oração cristã ecumênica”. Nesta encíclica, o Papa reúne as questões relacionadas com a fraternidade e a amizade social e procura situá-las num contexto mais amplo de reflexão. Em sua própria linguagem acolheu numerosas cartas e documentos com reflexões que recebeu de tantas pessoas e grupos de todo mundo.

O Bispo da Diocese de Pemba convidou o Governador da Província de Cabo Delgado, Valige Tauabo, para juntos orarem em nome de todos e de todas as vítimas das guerras. Na sua intervenção o Governador da Província, disse que ninguém se salva sozinho, que precisamos uns aos outros para vencermos, de acordo com a encíclica do Papa Francisco. Contudo, aproveitou para apelar à população de Cabo Delgado para que continue a exortar a paz e a unidade nacional, encorajando a população diante da situação vivida naquela província.

Por sua vez, a Diretora da FGTI, Prof. Doutora Bianca Gerente, agradeceu pela partilha da encíclica e disse que mais uma vez o Papa Francisco nos desafia enquanto seres humanos, disse também que esta nova encíclica vem dar continuidade ao que já se tem feito. Referiu ainda que a UCM está directamente implicada na temática dos refugiados, e que fica feliz por encontrar neste documento certas respostas que procurava.

O Bispo da Diocese de Pemba pediu a todos o apoio na partilha da carta encíclica e em seguida apelou a uma reflexão para a situação de Cabo Delgado, pedindo que todos estivessem atentos e que trabalhassem para que não se cometam abusos contra os deslocados de guerra.

Em jeito de encerramento o Bispo convidou a todos para ficarem em pé, e juntos escutarem e cantarem o cântico que diz que independentemente da cor, raça, ou religião, precisamos de estar juntos, para alcançarmos a fraternidade. Convidou o Presidente do Conselho Cristão de Cabo Delgado e o Representante da Comunidade Islâmica de Cabo Delgado para se juntarem no cântico. Por fim, o Bispo concedeu a Bênção final, e o evento deu-se por encerrado.  

Texto: Catija Bhikha, Josefina Lourenço

Fotos: Catija Bhikha

Noticias Relacionadas