No âmbito das actividades dos Serviços Sociais, a Faculdade de Ciências Agronómicas (FCA) e o Instituto de Educação à Distância (IED), da Universidade Católica de Moçambique em Cuamba, ofereceram no dia 16 de Outubro, diversos artigos (vestuário) ao Instituto Nacional de Gestão de Calamidades (INGC), para ajudar as famílias carenciadas em Cabo Delgado.

No momento da entrega, a Directora da FCA, Eng. Cornélia da Natividade Alberto Gafah, aludiu que a escolha do INGC se deveu ao facto de este ser um órgão que tem trabalhado com pessoas ou famílias carenciadas. Detalhando disse “temos apoiado algumas instituições do distrito que trabalham com grupos alvos carenciados e vulneráveis. Mas nesse momento, atentos ao impacto de deslocamento de pessoas por causa da instabilidade vivida em Cabo Delgado, achamos que seria uma mais valia apoiar o INGC nas acções que desenvolve”.

Em jeito de agradecimento, o senhor Guerra Alfredo João, planificador do INGC, congratulou o gesto da UCM, na doação de roupas diversas para pessoas necessitadas. Acrescentando, referiu que a UCM através da FCA tem desempenhado um papel na ajuda humanitária. E continuou: “de referir que temos famílias deslocadas de Cabo Delgado, que na sua maioria saem das suas zonas de origem com apenas a roupa do corpo, portanto com essa ajuda poderá ser minimizado o sofrimento dessas pessoas” terminou Guerra Alfredo João.

No final, o senhor Guerra João comprometeu-se em nome do INGC a fazer a entrega do material às famílias carenciadas, a partir do dia 21 de Outubro do presente ano e pediu ainda a todas pessoas singulares, empresários locais e as Instituições a contribuirem para ajudar essas pessoas.

Texto e Imagens: Belito Oliveira – Relações Públicas

GalERIA