Com o lema: A religião como base do Homem em busca de Deus vs o bom Samaritano, a Faculdade de Ciências Agronómicas (FCA) e o Instituto de Educação à Distância (IED), da Universidade Católica da Moçambique (UCM), em Cuamba, realizaram no dia 9 de Outubro do corrente ano, o encontro Ecuménico e Inter-religioso, na Sala Magna da Faculdade.

Para este encontro, quatro congregações religiosas estiveram presentes, nomeadamente: Igreja Católica, Testemunhas de Jeová, Comunidade Muçulmana e a Assembleia de Deus.

A abertura do encontro foi feita pela Engª Cornélia da Natividade Alberto Gafah, Directora da FCA, que durante a sua explanação pediu aos presentes para que aproveitassem o momento que a Universidade nos concede para que todos juntos estejamos em contacto com Deus e no amor ao próximo, também solicitou para fazer retrospetiva dos nossos actos diante de um irmão, amigo, familiar e colega.

Após as palavras da Directora, seguiu-se o debate moderado pela Irmã Rosária Domingos, que teve como oradores o Eng. Armando Langa – representante da Igreja Católica, Eng. Miquitaio Rego – representante das Testemunhas de Jeová e Dr. Carlos A. Maurício – representante da Igreja Assembleia de Deus, que nas suas explanações realçaram que todas as congregações religiosas vão em busca de Deus como algo bom, pois fez o Céu e a Terra e todas coisas visíveis e invisíveis, contudo o amor ao próximo também foi um aspecto preponderante que estes representantes mencionaram.

O senhor Isac Moisés aludiu que é necessário que o Homem se arrependa para que seja perdoado, todavia fez saber que nenhum trecho bíblico defende a expressão “cada um por si e Deus para todos”, pois o amor eterno é incondicional.

Terminado o encontro, a Diretora da FCA lembrou aos presentes as palavras que foram proferidas pelo Magnifico Reitor Prof. Doutor Padre Filipe Sungo, nas quais reiterava um minuto de silêncio para cada pessoa fazer as pazes com aquele irmão que não se entende, ou seja, defendeu que o amor deve ser transformado em factos.

Texto e Imagens: Belito Oliveira – Relações Públicas