A Extensão de Gurué da Universidade Católica de Moçambique, em Gurué, realizou no passado dia 09 de Outubro do ano em curso, a sétima edição das Jornadas Científicas, sob o lema “Gestão e Inovação para o Desenvolvimento Socioeconómico de Moçambique em tempos de Covid-19”. Devido a situação actual de Covid-19, as mesmas foram realizadas totalmente online através da plataforma de vídeo e áudio conferência online “ZOOM” e transmitidas em directo no Youtube e na página Oficial da Universidade Católica de Moçambique como forma de todos poderem acompanhar de onde estivessem e em segurança.

Conforme o programa, iniciaram-se as VII Jornadas Científicas com uma Oração proferida pelo assistente espiritual da Extensão, Padre Agostinho Vasconcelos, que centrou a sua oração no pedido de bênção para todos os presentes e almejando que as jornadas científicas produzissem frutos desejados.

De seguida o Director da Extensão, Aldo De Roberto Covane procedeu com o seu discurso de boas vindas, saudando e agradecendo a presença de todos, afirmou que a escolha do lema “Gestão e Inovação para o Desenvolvimento Socioeconómico de Moçambique em tempos de Covid-19” reflecte a nossa preocupação enquanto academia em trazer propostas que nos ajudem a sobreviver a este momento desafiador para todos nós famílias e organizações.

Antes da palestra de abertura interveio o Magnifico Reitor da Universidade Católica de Moçambique, Prof. Doutor Padre Filipe Sungo. Na sua intervenção afirmou que
“o papel da universidade não é apenas o de formar pessoas para entrar no mercado de trabalho, mas preparar pessoas e cidadãos para se tornarem proactivas no processo de desenvolvimentos das comunidades, para que isso aconteça a pesquisa devera ser a principal estratégia do ensino que praticamos na universidade, sendo este pilar o suporte do serviço que prestamos as comunidades locais”.

De salientar que para as presentes jornadas científicas foram organizadas uma palestra e três (3) painéis nomeadamente: Painel I: Economia e Desenvolvimento, Painel II: Administração, Direito e Educação, Painel III: Ciências de Saúde/Agricultura. Os três (3) painéis das VII Jornadas Científicas foram compostos por um total de 09 oradores dentre eles estudantes, docentes, investigadores da UCM e de outras instituições.

A palestra de abertura subordinada ao tema “O Papel das PME´s no Desenvolvimento Socioeconómico do Moçambique: Desafios Actuais e Perspectivas de Sobrevivência” foi proferida pelo Prof. Doutor Ibraimo Hassane Mussagy. No decorrer da aula de sapiência, o orador abordou sobre a lei de sobrevivência que estabelece que as empresas precisam de encontrar a sua eficiência produtiva para sobreviver, sendo assim destaca-se a eficiência produtiva como sendo a redução dos custos variáveis, que são aqueles possíveis de eliminar como: redução do consumo de energia, agua e consumo de papel, como sinonimo de inovação. “A regra básica para o funcionamento(sobrevivência) de uma empresa é que estas devem ter uma situação em que o ganho proveniente da sua actividade comercial seja igual ou superior aos seus custos variáveis. Neste caso, significa que a empresa que tem ganhos maiores do que os seus custos é considerada, visto que, ela consegue inovar, doutra forma ela sobrevive. No caso contrário que é a situação indesejada em que os ganhos da empresa ficam inferiores que os custos, ela não consegue inovar, portanto não sobrevive.

Perante ao que foi acima abordado, o orador levantou algumas premissas básicas que são; A eficiência conduz a sobrevivência das PME’s, logo a sobrevivência das PME’s induz ao crescimento e ao desenvolvimento.

As VII Jornadas Científicas terminaram com os discursos de encerramento do Director da Extensão de Gurué e do Magnifico Reitor da UCM, seguindo-se a bênção final pelo assistente espiritual da Extensão de Gurué.

Por: João Pinho – RP