Não podendo ficar indiferentes ao sofrimento do próximo e com a determinação de fazer a diferença dentro de Moçambique, fundou-se a Plataforma Humanitária #TodosPorMoçambique com os parceiros – BDO Moçambique, Brand Lovers, LAM – Linhas Aéreas de Moçambique, Movimento Activista Moçambique, MPDC – Porto de Maputo, Plataforma Makobo, SMC – Sociedade Moçambicana de Cabotagem, UCM – Universidade Católica de Moçambique – FGTI, VAMOZ – Voluntários Anónimos de Moçambique, e VIVO Comunicação Live.

Em Julho de 2020 foi lançada a campanha #TodosPorCaboDelgado. Uma iniciativa de apoio às populações afectadas pelo conflito em Cabo Delgado, que desde 2017 já fez mais de 300.000 deslocados internos no Norte de Moçambique. Os primeiros dois contentores carregados de doações diversas, fruto da solidariedade da sociedade civil moçambicana chegaram e foram descarregados, um em Pemba e o outro em Nampula.

Em Pemba, a iniciativa é implementada pela Plataforma Makobo – Missão Coração Solidário Cabo Delgado, apoiada pela Universidade Católica de Moçambique – Faculdade de Gestão, Turismo e Informática. Para além da gestão e distribuição dos donativos pelos deslocados internos de Cabo Delgado, nomeadamente em Mieze, Mahate e no Bairro Josina Machel, estão a ser implementadas iniciativas para garantir o apoio alimentar aos agregados mais numerosos e mais carenciados, bem como a promoção de iniciativas de diversificação de fontes de renda para a inclusão e sustentabilidade económicas e sociais destas famílias e das famílias que as acolhem.

É desta forma e sob o provérbio africano “SOZINHOS VAMOS MAIS DEPRESSA, JUNTOS VAMOS MAIS LONGE” que no passado dia 23 de Setembro do ano em curso, que a Plataforma Humanitária #TodosPorMoçambique e os seus parceiros realizaram a entrega de donativos diversos no Posto Administrativo de Mieze, ,mais concretamente no Centro Infantil de Mieze aos deslocados dos ataques armados no norte da Província de Cabo Delgado, com o intuito de amenizar a situação humanitária dos mesmos.

Foram entregues na ocasião 60 kits contendo: 2 cobertores, 1 balde com torneira, 2kg de açúcar, 2kg de farinha de milho, 1kg de sal, 250gr de folha de chá, 390gr de leite condensado, 6 velas, 2 caixas de fósforos, 1 barra de sabão, 1 caixa de pensos higiénicos, 8 peças de roupa, 2 redes mosquiteiras, 1 desinfetante para água, 1,5lt de lixívia e 4 máscaras de proteção da Covid19.

A entrega foi feita respeitando todas as medidas de higiene e segurança contra a Covid19. De referir também que todos os integrantes estavam devidamente equipados com máscaras de proteção assim como os beneficiários.

As famílias congratularam o gesto e acrescentaram que os kits irão suprir boa parte das suas necessidades. A representante do Centro Infantil, Ir. Rosa, congratulou a iniciativa da Plataforma Humanitária #TodosPorMoçambique.

Para encerrar os representantes da Plataforma agradeceram à equipe de voluntários por todo apoio, suporte e por fazer parte do movimento.

Texto: Catija Bhikha, Josefina Lourenço

Fotos: Edson Tomé.