A Faculdade de Ciências Sociais e Políticas da Universidade Católica de Moçambique, acolheu no passado dia 27 e 28 de Setembro do ano em curso, o Workshop de preparação para a campanha de Advocacia 2020, com o lema: “Homens e Mulheres Promovendo a Saúde Sexual e Reprodutiva.

O Workshop foi dirigido pela Dra. Dilza Andrade Gestora de Programas no Departamento Central de Saúde, HIV e Género, Dr. Miguel Natha Responsável pela Áreas de Comunicação no Departamento Central e Dr. Jonito João Oficial de Monitoria e Avaliação no Departamento Central de HIV.

O dia 27 de Setembro, foi marcado com a apresentação e nota de boas vindas, no início do workshop, onde os participantes foram lembrados sobre as medidas de prevenção da Covid-19, que tem assolado o nosso país e o mundo inteiro do qual é a responsabilidade da sociedade combater.

Foi abordada a contextualização em relação ao enquadramento da saúde sexual e reprodutiva, desafios, os comportamentos, a análise de factores influenciadores na estratégia da campanha, os objectivos, as etapas da mudança, prioridades, mensagens chaves e criação de conteúdos.

No dia 28, após uma breve revisão dos pontos abordados no dia anterior, se teve como foco do dia em curso, a apresentação das actividades, a implementação, divulgação, o uso de plataformas online, simulação, elaboração e gravação de hinos, que posteriormente serão seleccionados para a escolha do hino que utilizar-se-á em todas as UBS.

No fim das actividades, os participantes louvaram a iniciativa e deixaram ficar as suas ideias e sugestões em relação a campanha.

Fizeram parte do Workshop, estudantes e docentes da UCM, advindos da Faculdade de Ciências Agronómicas-Cuamba, Extensão de Gurué e da FCSP -Quelimane.

Texto e Imagens: Tânia Andicene e Lovas Paquete