A Faculdade de Economia e Gestão (FEG), da Universidade Católica de Moçambique (UCM), acolheu na cidade da Beira a cerimónia de lançamento do livro “Memoóias do Idai” na tarde do dia 19 de Outubro de 2020, sob a chancela da Editora Fundza.

O evento que foi presenciado por uma enorme plateia, mas observando todas as medidas de prevenção da COVID-19 teve início com a intervenção do Vice-Reitor da UCM para a área académica, o professor Doutor Fernando Canastra, em representação do Reitor da UCM Professor Doutor Padre Filipe Sungo, que deu as notas de boas vindas.

O Vice-Reitor continuou dizendo que foi um privilégio para a UCM acolher a cerimónia de lançamento deste livro pois constitui para nós um estímulo, para que a Universidade Católica continue a desenvolver as suas actividades que se inscrevem na nossa política de extensão universitária.

A terminar lembrou que o Idai foi um daqueles momentos que afectou esta comunidade de Sofala, em particular os muitos de nós que vivemos e participámos neste drama social, sendo que este sentimento deve continuar vivo e presente para que possamos investir ainda mais na prevenção, tanto quanto possível, deste tipo de fenómenos, cada vez mais recorrentes.

Os representantes do presidente do Conselho Municipal da Beira, Dr. José Manuel e da Secretaria de Estado Dr. Manuel Chicamisse, foram unânimes em reconhecer que aos autores do livro tiveram mérito pela dedicação e vontade de imortalizar o fenómeno Ciclone Idai que se abateu contra a província de Sofala e parte de Manica, para que ficasse registada em livro para a posterioriedade, visto que este fenómeno que todo o mundo viveu na “carne” jamais esquecerá.

O representante da Editora Fundza, “Dany Wambire” de seu nome oficial Danito Avelino, disse estar satisfeito com o lançamento deste livro na cidade epicentro do Idai o que considera uma missão cumprida. Dany Wambire disse que o livro é resultante de um concurso feito com mais de 90 autores para que melhores textos ganhassem o direito de fazer parte deste livro. Sendo que 26 foram seleccionados.

A antologia de 26 textos está dividida em quatro capítulos, nomeadamente o Prelúdio, Desespero, Drama e Esperança, os quais representam os momentos vividos pela população no período da passagem do ciclone.

A selecção dos melhores textos foi realizada por um júri constituído pela escritora Paulina Chiziane, Pe. Manuel Ferreira (linguista), Manuel Mutimucuio (escritor), Cristóvão Seneta (crítico literário) e Dany Wambire (editor e escritor).

Depois da cidade da Beira, a editora vai realizar outras sessões de apresentação do livro nas cidades de Maxixe, Chimoio, Maputo e Quelimane.

A apresentação do livro esteve a cargo do Professor Doutor Nobre Roque dos Santos e os primeiros 3 classificados receberam prémios em valores monetários e diplomas de mérito.

Texto: José Martins Dos Santos Caetano – RP

Fotos: Jeremiah Chinyoca