Aos 20 de Outubro de 2020, a Extensão de Nacala da Universidade Católica de Moçambique em Nacala – Porto recebeu a visita do Magnífico Reitor Prof. Doutor Padre Filipe Sungo.

No âmbito de suas actividades de trabalho na província de Nampula, o Magnífico Reitor escalou o distrito de Nacala-Porto e visitou a Extensão de Nacala, visita esta que culminou com um encontro com os colaboradores.

O Magnífico Reitor foi recebido pela Direcção da Extensão, composta pelo Director Dr. Agostinho Macane, Director Adjunto Pedagógico Dr. Alba Paulo Mate, pelo Administrador da Extensão Dr. Héuler Caetano e o Capelão Pe. Bartolomeu Cipriano.

Obedecendo aos preceitos da casa o encontro que teve lugar no Auditório da Extensão, tendo sido iniciado com uma oração presidida pelo Capelão Pe. Bartolomeu Cipriano e em seguida o Director tomou a palavra apresentado ao Magnífico Reitor os colaboradores da Extensão composta pelos docentes e CTA´s.

Nas suas palavras, o Director afirmou que a visita do Magnífico era uma honra para todos, sendo que era a primeira de género desde a tomada de posse dos membros de Direcção, tendo informado que a Extensão é composta por 43 funcionários, sendo 18 docentes e 25 CTA´s, maioritariamente jovens, sendo esta uma mais-valia para a Universidade.

Depois disto, passou a palavra ao Magnífico Reitor, que com um sorriso no rosto disse “este encontro, é uma oportunidade que encontrei, na sequência de uma agenda que tive em Nacala para uma reunião com Sr. Bispo, sendo que não poderia deixar de vos fazer uma visita e ter uma conversa convosco”.

Portanto, o Magnífico pediu para os funcionários apresentarem as suas preocupações, sem reservas, pois segundo ele o objectivo era ter uma conversa de auscultação aos funcionários sobre as suas dificuldades, desafios, anseios, propostas e tudo que possa melhorar o desempenho da Extensão e da Universidade em geral.

No final do encontro, o Magnífico deixou claro que neste momento a Universidade está a enfrentar grandes desafios devido à pandemia, mas tem sido feito um esforço no sentido de cumprir com as suas obrigações para com os funcionários, sendo que não se chegou até hoje a medidas que prejudicassem a vida social e bem-estar dos funcionários, tendo dado exemplos de Universidades que reduziram os salários dos funcionários pela insustentabilidade das mesmas.

O encontro, segundo os colaboradores, foi muito produtivo pois ficaram com ideias claras sobre a instituição, tendo terminado com uma oração de bênção.

Elaborado por:

Mussa Chaimussa João – Assistente da Pastoral Universitária e

Guedes Bangueiro, Coordenador de Pesquisa.