No dia 12 de Outubro de 2020, a Faculdade de Ciências Sociais e Políticas (FCSP) da Universidade Católica de Moçambique (UCM), em Quelimane, realizou uma palestra alusiva ao Dia do Professor, intitulada: Tocar os Corações a Partir de Dentro que foi proferida pelo Mestre Eduardo Marcelo Fernando, Docente da Faculdade.

O início do evento foi marcado pela celebração eucarística, ministrada pelo Capelão da Faculdade: Pe. Jaime Alves Suade. Seguidamente, em representação do Director da FCSP, o Pe. Jaime deu as notas de boas vindas, e discursou em torno do saber estar de um professor, a maneira como um educador deve se dirigir à sociedade, de como deve se relacionar com os seus colegas dentro e fora do serviço e do saber estar como educador cristão.

Durante a palestra, o Mestre Eduardo Marcelo tocou os corações dos Docentes com a sua aula de sapiência intitulada ao dizer que para saber ensinar é preciso saber e amar o que se ensina, saber transmitir perfeitamente o que quer ensinar.

Prosseguindo ainda disse que para ser um bom gestor de alunos ou de estudantes, é preciso saber identificar os problemas que a turma apresenta, para usar métodos perfeitos a fim de colmatar perfeitamente as dificuldades dos discentes. Salientou que é importante que os educadores se ajudem mutuamente reinventando-se no amor para que haja um contraste saudável entre os docentes, identificando os erros para resolver os problemas, aceitando as diferenças para juntos podemos chegar a perfeição.

De seguida deu-se o momento cultural marcado com uma peça teatral retratando sobre a importância dos professores em uma sociedade.

Chegado o fim da palestra o Pe. Jaime deu a bênção final e desejou a todos os educadores um feliz Dia do Professor.

Texto: Tânia Andicene e  Lovas Paquete

Imagens: Lovas Paquete