A Faculdade de Educação e Comunicação (FEC) da Universidade Católica de Moçambique (UCM), em Nampula, promoveu um workshop que envolveu os estudantes da quarta edição de Doutoramento em Inovação Educativa, no passado dia 9 de Outubro de 2020. Este evento decorreu no Auditório da Faculdade com o objectivo de criar um espaço de discussão no sentido de alargar horizontes dos temas de investigação e partilha de experiência e do conhecimento científico.

Na ocasião, o Professor Doutor Bonifácio da Piedade Director da Faculdade de Educação e Comunicação agradeceu a presença de todos, e desejou boas vindas enaltecendo que o objectivo do encontro é de criar um espaço de discussão no sentido de alargar horizontes dos temas de investigação, frisando que a produção do conhecimento culmina com um produto denominado tese ou artigo. Não obstante a isso, citou três aspectos que consolidam o processo do trabalho árduo a destacar: honestidade, sinceridade e rigor.

Sensibilizou os presentes a trabalhar para o término de um produto que os dignifique, salientando que os trabalhos depois de apreciados e avaliados serão submetidos à Comissão de Ética da UCM, tendo desta feita, apelado ao empenho e partilha do conhecimento científico. De igual modo, agradeceu a equipe do Centro de Investigação e Desenvolvimento Comunitário (CIDC) e a todos os presentes frisando que que momentos como este proporcionam ideias e aprofundamento de ideias e trabalhos científicos.

Já no final de sua intervenção agradeceu a todos pelo contributo na produção do conhecimento científico na expectativa de que haja mais partilha e discussão do conhecimento para o enriquecimento da Faculdade e Universidade no geral.

Importa referir que foram feitas apresentações simultâneas em cinco painéis, sendo o primeiro painel com o tema: Qualidade de ensino; o segundo painel: Supervisão pedagógica; o terceiro: Conselho de Escola; o quarto painel: Novas abordagens de educação e o último com o tema: Desafios da educação. Cada painel era composto por um moderador, um comentador e alguns painelistas explanando temas relativos a várias áreas de pesquisa.

Texto. Berlinda Eugénio Paulino

Fotografias: Vânia Bênesse