Agraciados Professores!

Sob o lema “Valorizar o Professor é Defender os Interesses da Sociedade” comemora-se hoje, “12 de Outubro”, em todo o território moçambicano, o Dia do Professor. Por isso, gostaria de endereçar a todos os Professores de Moçambique e em especial os que lecionam na Universidade Católica de Moçambique (UCM) muitas felicitações, desejando que a jornada de comemorações constitua mais um passo significativo para a dignificação e capacitação dos profissionais do sector, de modo a cumprirem a missão de elevada responsabilidade no desenvolvimento de qualquer país, que é a Educação de qualidade dos seus cidadãos associada à pesquisa.

A tarefa do Professor não consiste unicamente em comunicar informações ou em oferecer uma preparação técnica em vista de proporcionar benefícios económicos para a sociedade; a instrução universitária não é, nem deve ser considerada puramente utilitarista. Ela diz respeito sobretudo à formação da pessoa humana, à sua preparação para viver plenamente a própria vida — em poucas palavras, refere-se à preparação para a sabedoria. E a verdadeira sabedoria é inseparável do conhecimento do Criador, porque “em suas mãos estamos nós e as nossas palavras, toda a inteligência e toda a habilidade”, (Sb 7, 16).

Na UCM, o Professor é aquele que caminha com o tempo, propondo paz, fazendo comunhão, despertando sabedoria; o Professor no meu entender não é o que ensina fórmulas, regras, raciocínios, mas o que questiona e desperta para a realidade. Por isso, encorajamos esse Professor que sabe compreender, estimular, comunicar e enriquecer com sua presença, seu saber e sua ternura no processo de pesquisa e produção científica.

Com efeito, a nossa universidade foi, e deve continuar sendo, a casa onde se busca a verdade própria da pessoa humana. Por isso, não é uma casualidade que tenha sido precisamente a Igreja quem promoveu a instituição; é que a fé cristã nos fala de Cristo como o Logos por Quem Tudo foi feito (cf. Jo 1, 3) e do ser humano criado à imagem e semelhança de Deus. Esta boa nova divisa uma racionalidade em toda a criação e contempla o homem como uma criatura que compartilha e pode chegar a reconhecer esta racionalidade. (Cfr Papa Bento XVI aos professores 17/09/2010)

Agraciados Professores!

Muito agradeço por estares permanentemente presente com sua dedicação, esforço e paixão a nos apoiar a crescer como seres humanos melhores!

Feliz Dia dos Professores!

Beira, 12 de Outubro de 2020

O Reitor da Universidade Católica de Moçambique

(Professor Doutor Padre Filipe Sungo)