A Faculdade de Educação e Comunicação (FEC) da Universidade Católica de Moçambique (UCM) em Nampula realizou no passado dia 23 de Outubro de 2019 no auditório da Faculdade, as IX Jornadas Científicas com o tema: Educação e Desenvolvimento Socioeconómico, no âmbito de se fazer uma reflexão de pertinência no sector da educação como pilar sustentável do desenvolvimento socioeconómico.

As IX jornadas científicas reuniram distintos pesquisadores das diversas Instituições de Ensino Superior do nosso País.

A cerimónia iniciou com oração de abertura proferida pela Irmã Felicidade Samuel, em seguida o Director da Faculdade, Prof. Doutor Martins dos Santos Vilanculos Laita, saudou os presentes e disse que aquele lugar era apropriado para ilustrar e desenvolver novos conhecimentos e com melhores soluções possíveis para a sociedade que como moldura humana carece de constante actualização para enfrentar a os desafios do País e do globo. Neste mesmo fórum disse que a FEC é uma Instituição que está aberta ao futuro e agradeceu a presença de todos os participantes ali presentes.

Por sua vez o Vice-Reitor da UCM para a área académica, o Prof. Doutor Fernando Canastra tomou a palavra e de forma encorajadora agradeceu a presença de todos os presentes no evento e tocou no ponto sobre o tema das IX jornadas para dar o seu entendimento no tocante a educação e ao desenvolvimento socioeconómico. Estas foram as suas palavras: “a educação não se restringe a formação profissional ou técnica, mas se acopla a formação humana no sentido do desenvolvimento psicológico e intelectual baseado nos padrões sociais”, e com essas palavras declarou aberta as IX Jornadas na FEC do ano de 2019

Abertas as jornadas, seguiu-se a conferência com o tema “Entre a formação humana e a profissional: o dilema da educação para o desenvolvimento económico em Moçambique”, ministrada pelo Prof. Doutor Adelino Inácio Assane, da Universidade Rovuma, que saudou os presentes e agradeceu a UCM pelo convite e em particular ao moderador da conferência Prof. Dr. Padre Adérito Barbosa.

Prof. Adelino Assane começou por demonstrar que o desenvolvimento socioeconómico é consequência da educação quando bem fundada, e deste modo, disse que falar da formação humana, faz-se necessário perceber que a educação humana como formação é histórica e continua. Porém nesta perspectiva o académico disse que o individuo torna-se humano quando é bem instruído com base nos padrões primários da educação em prol da formação da personalidade humana, para uma sociedade organizada, a qual tem presente o respeito pelas regras básicas de convívio social, e desta feita, acrescentou ainda que a formação profissional deve abarcar disciplinas para formação humana.

Disse ainda o académico que Moçambique deve reflectir muito mais sobre estes aspectos, não obstante ilustrou que a realidade das Universidades em Moçambique hoje esta comprometida pelo grande anseio em dar resposta as demandas do mercado de trabalho e em dar resposta a descobertas de minérios e outras matérias de natureza diversa, o que as torna distante dos princípios fundamentais da educação, isto, na sua perspectiva. Entretanto disse que o foco na formação do capital humano é fundamental para o desenvolvimento do País, porém, os indivíduos adquirem activos para o progresso individual, intelectual e económico.

Terminada a conferencia, foram apresentadas as comunicações livres e simultâneas em diversos paines a destacar: Painel I – Processo de Ensino e Aprendizagem; Painel II – Processo de Ensino e Aprendizagem; Painel III – Cultura e Sociedade; Painel IV – Cultura e Sociedade II; Painel V – Cultura e Sociedade; Painel VI – Cultura e Sociedade IV; Painel VII – Questões de Educação I; Painel VIII – Questões de Educação II; Painel IX – Questões de Educação III; Painel X – Questões de educação IV e Gestão escolar; Painel XI – Saúde Pública I; Painel XII – Saúde Pública II; Painel XIII – Saúde Pública III; Painel XIV – Agricultura e Empreendedorismo; Painel XV – Economia e Contabilidade; Painel XVI – Gestão de empresas e Comunicação; Painel XVII – Investigação e Qualidade de ensino; Painel XVIII – Energias renováveis.

Por. Berlinda Eugénio

Fotografias. Genice Dias