A Faculdade de Gestão de Recursos Naturais e Mineralogia da Universidade Católica de Moçambique realizou no passado dia 18 de Setembro, a IX edição das Jornadas Científicas, sob o tema “Recursos Naturais, Mudanças Climáticas e Desenvolvimento: Desafios para a Sustentabilidade Ambiental”.

As Jornadas Científicas tiveram o seu início com uma oração de abertura orientada pelo Assistente espiritual da Faculdade Pe. Filipe Ajuda Ernesto. Em seguida o Director da Faculdade Prof. Doutor Nelson Amade desejou as boas vindas aos presentes e convidou ao Vice-Reitor para a Área Académica da UCM Prof. Doutor Fernando Canastra para a abertura oficial do evento.

Feita a abertura, seguiu-se com a Oração de Sapiência que foi proferida pelo Prof. Dr. Sérgio Niquisse docente da UCM-FEG. A aula de sapiência centrou-se sobre a “Exploração dos recursos naturais e minerais: Impactos no Desenvolvimento Sustentável.

No decorrer da oração de sapiência, o orador explicou que o Desenvolvimento Sustentável deve procurar satisfazer as necessidades da geração actual, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazerem as suas próprias necessidades.

Depois da oração de sapiência seguiu-se com a demonstração de um software de Gestão de Informação pelo Departamento de Informática.

As IX jornadas científicas contaram com três painéis (Engenharias, Gestão Ambiental e Recursos Naturais e Assuntos Transversais) e com 15 comunicações, dos quais 5 faziam parte do primeiro painel, 5 do segundo painel e 5 do terceiro painel.

Para além dos painéis houve a visita ao stand onde o departamento de Mineralogia fez a demonstração da Produção de Sabão a partir do óleo de cozinha, a produção de carvão a partir do papel usado, demonstração de equipamento de processamento mineral produzido pela Faculdade e a demonstração do equipamento do departamento de Mineralogia.

As IX jornadas científicas terminaram com a entrega dos certificados de participação pelo Sr. Vice-Reitor para a Área Académica da UCM e a bênção pelo Assistente Espiritual.

Participaram nas Jornadas Científicas o Senhor Vice-Reitor para a Área Académica e seus Assessores, Docentes, CTA, estudantes, Representantes de Instituições de ensino e outras Entidades.

Por: Ana Paula Meque – RP